Presencial

ROTINAS NO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

1 LEGISLAÇÃO DE PESSOAL.

1.1 Atos administrativos: edição, anulação, revogação, suspensão e convalidação.

2.1 Hierarquia das normas;

3.1 Os pilares da gestão de pessoas.

2 AGENTES PÚBLICOS.

2.1 Agentes políticos (com e sem mandato eletivo);

2.2. Servidores públicos (funcionários públicos, empregados públicos e temporários);

2.3 Agentes honoríficos

3 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL.

3.1 Concurso público;

3.2 Processo Seletivo Público e Processo Seletivo Simplificado;

3.3 Convocação;

3.4 Provimento: Nomeação, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução, posse, exercício, efetividade, estabilidade;

4 REGISTROS FUNCIONAIS.

4.1 Admissão (Processos de trabalho);

4.2 Movimentação;

4.3 Gerenciamento de afastamentos;

4.4 Análise de concessões e benefícios;

4.5 Estágio probatório

5 FORMAS DE DESLIGAMENTO DO SERVIDOR PÚBLICO.

5.1.Vacância – Exoneração, demissão, aposentadoria, falecimento e outras formas;

6 CARGOS, EMPREGOS E FUNÇÕES PÚBLICAS.

6.1 Definições, tipo de provimento, vínculos

6.2 Acumulação de Cargos, Empregos e Funções Públicas; Teto remuneratório;

7 FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS DOS AGENTES POLÍTICOS.

7.1 Regras para a fixação e revisão dos subsídios dos agentes políticos;

8 FOLHA DE PAGAMENTO

8.1 Vencimentos, remunerações, vantagens e indenizações;

8.2 Complementação Salarial;

8.3 Revisão Geral Anual

8.4 Processamento da folha de pagamento;

8.5 Fluxo de lançamentos, conferências e fechamento;

8.6 Rescisões de agentes políticos, cargos e funções comissionadas

9 ÓRGÃOS FISCALIZADORES

9.1 Prestação de contas;

9.2 Análise e atendimento de diligências;

9.3 Cumprimentos das obrigações acessórias.

10 ESOCIAL, EVENTOS SST E DCTFWEB.

10.1 Calendário anual de planejamento do RH

10.2 Matriz de solução;

10.3 Atualizações nas rotinas da gestão de pessoas em 2024;

10.4 Rotinas mensais de janeiro a dezembro;

10.5 Obrigações ao final do mandato.

11 INFORMAÇÕES NO SISTEMA DO ESOCIAL

11.1 Explanação geral sobre o envio das informações ao eSocial;

11.2 Dos Eventos Iniciais;

11.3 Dos Eventos Não Periódicos;

11.4 Dos Eventos Periódicos;

11.5 Dos Eventos relativos à Segurança e Saúde no Trabalho (S-2210; S-2220 e S-2240);

11.6 Eventos totalizadores; e

11.7 Folha de Anual: 13º salário.

12 ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ALIMENTAÇÃO ENVIO E CONFERÊNCIA DO ESOCIAL

12.1 Gerar os eventos;

12.2 Enviar os eventos;

12.3 DCTFWEB;

12.4 Conferência dos valores apurados;

12.5 Emissão de DARF

13 VERSÃO 1.3 E A SUBSTITUIÇÃO DA DIRF

13.1 As alterações no eventos S-1210

13.2 Regime de caixa e competência;

13.3 Como vai funcionar a DIRF no eSocial

14 ERROS NO ESOCIAL (debate sobre os principais erros no ESOCIAL).

Professores

LUDMILA BORBA

LUDMILA BORBA

Consultora e Especialista em Gestão de Pessoas para Órgãos Públicos. Graduada em Ciências Contábeis, Pós-Graduada em Gestão e Políticas Públicas; Foi Chefe de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia, gerenciando mais de 12mil servidores; Chefe de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Trindade-GO; E Superintendente de Prestação de Contas da Prefeitura Municipal de Senador Canedo. Sua trajetória profissional de mais de uma década de atuação em grandes prefeituras goianas, onde acumulou experiências e responsabilidades, incluindo sua atuação na Consultoria de Gestão de Pessoas na Advocacia-Geral da União (AGU) e Prefeitura de Anápolis. Seu propósito é contribuir ainda mais para o desenvolvimento dos profissionais de RH em prefeituras, oferecendo cursos especializados em rotinas de gestão de pessoas no setor público. Busca, através dessas formações, identificar e sanar pontos críticos nos fluxos de trabalho, nas execuções de atividades e nas relações entre servidores e stakeholders, sempre apresentando as melhores práticas e soluções disponíveis. Sua missão é capacitar profissionais que se dedicam a fazer a diferença na gestão pública de pessoas.

Investimento

R$ 1.890,00. (inscrição individual)

Para mais participantes, solicite uma proposta.
Será disponibilizado material impresso e digital
e coffee break em todos os períodos do curso.

Data e Hora

11 e 12 de Março de 2025
11/03/25 – 08h30 as 12h00
11/03/25 – 13h30 as 17h00
12/03/25 – 08h30 as 12h30
12/03/25 – 13h30 as 17h00

Local

Curitiba, Paraná
Hotel Slaviero Curitiba Shopping
R. Dr. Pedrosa, 208 – Batel
Curitiba – PR, 80420-120

Observações

Empenho:

Deverá ser feito em nome de IAGP INSTITUTO APLICADO EM GESTAO PÚBLICA LTDA 
CNPJ: 32.651.451/0001-85

Dados Bancários:

Banco 756 | Agência 4342 C/C n°. 29657-0

IAGP – Instituto Aplicado em Gestão Pública LTDA |

PIX: CNPJ 32.651.451/0001-85

O curso será confirmado em até 72 horas antes da data de realização do mesmo.

Caso não feche turma o curso poderá ser remarcado ou cancelado.

ROTINAS NO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

Feedbacks dos Clientes

Veja o que nossos clientes estão falando

Oi pessoal, boa noite! Obrigada, obrigada, obrigada! Obrigada por se preocuparem com cada detalhe desse evento impecável. Saímos com uma bagagem de conhecimento técnico e muito além disso, com um tratamento humanizado que vocês nos proporcionaram.

Obrigada por expressarem tanto amor, zelo e carinho e demonstrarem isso nos mais sensíveis detalhes.

Deus os abençoe

E que possam impactar muitas vidas
@institutoagp e toda equipe vcs nos surpreendem a cada curso, no 4° Simpósio então foi espetacular, o acolhimento, carinho colocado em cada lembrança de cada participante, o show no final de quinta feira, foram dias de aprendizado e companheirismo que ficaram em nossa memória, tudo organizado com muito amor, agradecimentos a toda equipe, principalmente ao Eduardo e Michella pessoas especiais, Deus abençoe vcs
Vocês foram simplesmente demais. Superaram todas as expectativas, tanto no quesito qualidade do conteúdo apresentado (que foi excelente), quanto a forma com que fomos recebidos e tratados durante todo o curso. Vocês são diferenciados. Muito obrigada pelos mimos, por todo o carinho expressado a todo momento, e, claro, pelas maravilhosas aulas. Obrigada por tudo!!
Vcs são muito além de empresários, são pessoas especiais, que levam muito a sério quando o assunto é trazer pra nós profissionais de tamanha bagagem e conhecimento! Obrigada mais uma vez!
Boa noite! Não pude me despedir como queria, pois o motorista da prefeitura já estava nos esperando. Mas quero parabenizar pelo Seminário. Por cada detalhe, pelo capricho, carinho, atenção que nos foi dispensado nestes quatro dias! Voltei animada e reflexiva com tudo que nos foi repassado. Espero poder fazer mais cursos com vcs! Até breve!
Eu nem sei por onde começo elogiando-os, desde a recepção, o carinho com a gente até a escolha dos palestrantes. o coffee nem se fala!! nota mil!! foi maravilhoso!!
Eduardo e Michella o Simpósio foi maravilhoso.. foram dias de muito aprendizado, e muitas surpresas que ficarão na minha memória.. Vejo o @agpinstituto sim como uma empresa, mas que vai muito além disso, vcs são sempre muito atenciosos e carinhosos com todas as pessoas que participam com dos cursos.. isso é um diferencial, mexe com as nossas emoções, pois são tantos detalhes tão cuidadosamente pensados, que dá pra sentir o carinho em tudo que vcs nos ofertam e que vai além do conhecimento.. Gratidão 🙏🏻🫶🏻 #
Excelente minha experiência, nunca tinha participado e me surpreendi positivamente!!! Indiscutível o conteúdo e capacidade dos profissionais palestrantes! Muito insights que me ajudarão no meu trabalho na prefeitura.
Foi incrível Pra mim sempre é repleto de momentos onde agrego conhecimentos, tiro dúvidas, amplio os horizontes e ainda faço novas amizades. Por mais momentos como esses!
Bom dia! Foi uma experiência profissional e pessoal incrível, falo por mim e pelas meninas do Departamento. Estamos totalmente satisfeitas e felizes por ter escolhido o @agpintituto, tivemos uma experiência satisfatória da chegada até a saída. Os professores, os temas abordados, o momento de descontração, os cafés, o momento do encerramento, foi tudo incrível. Enriqueceu nosso conhecimento, nosso currículo e nossa alma! Nos sentimos acolhidas e amadas com o presente personalizado, é uma abordagem que faz com que nos sintamos em casa, mesmo estando longe. Já queremos o próximo! 🥰
Nossa experiência foi excelente! O evento foi extremamente proveitoso, oferecendo um aprendizado significativo com conteúdo relevante e aplicável à nossa realidade. Agradeço pela oportunidade de participar e pela calorosa recepção de toda a equipe. O evento foi fundamental para esclarecer muitas das dúvidas que eu tinha.
Boa tarde!!! Passo para agradecer a oportunidade de participar do curso… Que experiência, hein?! Foi fantástico! O conhecimento da professora é algo fora do comum! E o Eduardo nos recebeu com muito carinho e atenção! A oportunidade que vocês me deram foi algo valioso! Gratidão! 🙏🏼❤️
Mais uma vez, minha experiência foi FANTÁSTICA. Quanto conhecimento, quanta troca de experiências!!!! Foi ótimo Quero agradecer, de coração, por esta oportunidade Obrigada...obrigada....
Gostaria de agradecer pelo carinho e cuidado que tiveram conosco esses dias que passamos aí. De longe esse foi o melhor curso que já participei até hoje, tanto pelos professores quanto pela equipe de apoio. Espero ter mais oportunidades como essa. Pena que o tempo foi curto, mas o aprendizado foi muito.
Prezados, Gostaria de expressar minha gratidão pela oportunidade de participar do curso oferecido por essa instituição. O conhecimento adquirido foi de grande importância para minha carreira e para minha vida pessoal. Gostaria também de elogiar a qualidade do curso e dos profissionais envolvidos. A didática utilizada foi clara e objetiva, o que facilitou muito o aprendizado, e ainda, elogiá-los pelo local escolhido para ministração do curso, excelentes profissionais e instalações. Mais uma vez, muito obrigada pela oportunidade e pelo excelente trabalho realizado. Espero poder participar de outros cursos oferecidos por essa instituição.
error: Conteúdo protegido !!