Presencial

CONGRESSO NACIONAL DE SECRETÁRIOS, DIRETORES E GESTORES MUNICIPAIS

Apresentação:

Especialmente nos últimos anos temos acompanhado muitas inovações na ordem jurídica, com a vigência de leis que atingem imediata e concretamente a atuação da Administração Pública brasileira.

Tais Diplomas Legais estabelecem novas diretrizes voltadas, por exemplo, às licitações, contratações públicas, às despesas e receitas públicas, à política urbana, impondo, notadamente aos Municípios, dentre outras coisas, ações destinadas à promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

Este novo cenário jurídico estabelece um conjunto de regras de caráter obrigatório para União, Estados e Municípios que integram a Federação, devendo, para tanto, haver um engajamento entre os Poderes Executivo e Legislativo para imediata observância e aplicação.

Assim sendo, o evento que ora se apresenta é especialmente dirigido aos Secretários, Diretores e Gestores Municipais e respectivos Assessores, bem como a todos aqueles que, de forma direta ou indireta, encontram-se ligados às licitações e contratações públicas, despesas e receitas públicas.

Objetivos:

O Congresso tem por objetivo discutir e analisar os principais temas da ordem jurídica, contábil e de gestão, especialmente no que diz respeito ao cotidiano da Administração Pública Municipal, com ênfase na análise de questões polêmicas e situações práticas.

PROGRAMAÇÃO:

19/03/2025 – QUARTA-FEIRA                                                                        

A OBRIGATÓRIA IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA DAS CONTRATAÇÕES

  1. Como promover a Boa Governança na Gestão Municipal
  2. Governança municipal: o que fazer? como fazer? quem deve fazer?

Prof. Paulo Alves

ENTENDENDO AS FINANÇAS E O PLANEJAMENTO MUNICIPAL

  1. A necessidade do diagnóstico da situação do município e os primeiros passos para iniciar uma boa gestão;
  2. A importância do planejamento para alcançar um governo dinâmico e produtivo;
  3. Conhecendo o PPA, a LDO e o papel destes instrumentos no financiamento das políticas públicas no Orçamento Anual do seu município;
  4. O Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias no contexto do Orçamento Público e suas implicâncias legais;
  5. O plano de governo em prática e a transparência na execução das políticas públicas ao cidadão;
  6. Conhecendo as transferências da União e Estado para poder aplicar corretamente estes recursos em seu município;
  7. Os desafios municipais para bem atender as demandas de saúde e educação no atual cenário das receitas orçamentárias.

Prof. Fabiana Keller e Mari Bortoluzzi

20/03/2025 – QUINTA-FEIRA                                                                          

BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PÚBLICA – PRÊMIO GESTOR PÚBLICO PARANÁ.

  1. Serão apresentados projetos em cinco áreas da administração pública, selecionadas pela sua relevância em termos de prestação de serviços.
  2. Em cada área discutiremos projetos, desde a constatação da necessidade, o levantamento dos indicadores a serem alcançados, o planejamento e a escolha da melhor opção (técnica, econômica, política) para buscar os resultados pretendidos, o desenvolvimento do projeto, seu monitoramento e correção de rumos, e a avaliação do trabalho executado.
  3. Demonstrando as etapas do planejamento e execução de projetos nas áreas:

3.1 Saúde

3.2 Educação

3.3 Assistência Social

3.4 Despesa Pública

3.5 Receita Pública

Prof. Laerzio Chiesorin

 

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

  1. Providências e cuidados nos processos de contratação pública com ou sem licitação
  2. Planejamento adequado das contratações nas Secretarias.

Prof. Edgar Guimaraes

21/03/2025 – sexta-feira                                                                       

Augustinho Zucchi

  1. Vivências práticas como prefeito e deputado estadual na liderança de equipes e efetiva aplicação dos recursos no âmbito municipal.
  2. A atuação do Tribunal de Contas na fiscalização do Poder executivo.

LIDERANÇA NA GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO.

  1. Ambiente organizacional no setor público
  2. Papel da liderança na Gestão de Pessoas, construção e desenvolvimento de equipes.
  3. Cultura, mecanismos de engajamento, motivação das pessoas e das equipes. As pessoas em um ambiente de mudança.
  4. Sistemas e ferramentas de gestão.

Prof Gilmar Andrade

Carga horária:

Total de 20 (vinte) horas, divididas em 02 (dois) dias e meio, obedecendo aos seguintes horários: nos dois primeiros dias das 08h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 e no último dia das 08h30 às 12h30.

Metodologia:

Exposição dos temas propostos, debates, resolução de problemas práticos e apresentação de casos de sucesso.

Professores

FABIANA RAQUEL KELLER

FABIANA RAQUEL KELLER

Advogada, especialista em Direito Tributário Municipal e Direito Administrativo Municipal. Secretária da Fazenda, Vice-Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Fazenda e Finanças do Rio Grande do Sul CONSEF/RS. Consultora Tributária, Gestão Tributária e Modernização Fazendária.Coordenadora do GT Endereçamento da Jucirs/SEBRAE. Responsável pela elaboração e revisão dos novos Códigos Tributários dos Municípios. Professora e Instrutora de cursos.

AUGUSTINHO ZUCCHI

Conselheiro do TCE-PR. Formado em Engenharia Agronômica pela (UFPR). Servidor de carreira do antigo IAP – atual Instituto Água e Terra (IAT) -, chefiou o Escritório Regional de Pato Branco;. Diretor do então IAP, em Curitiba; Entre 1991 e 1994, chefiou o Escritório Regional da Secretaria de Estado da Agricultura em Pato Branco; Deputado estadual por cinco mandatos (entre 1994 e 2012); Prefeito de Pato Branco (2013-2016 e 2017-2020); Secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (2022).
LAERZIO CHIESORIN JUNIOR

LAERZIO CHIESORIN JUNIOR

Economista e Advogado. Professor de ensino superior e pós graduação. Possui graduação em Bacharelado em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1980), graduação em Bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987) e mestrado em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2000). Foi professor titular – Faculdades Integradas do Brasil, na UFPR, PUC/PR, FRSC, UNIPEC, FAE, UNC. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Atuação em Conselho Fiscal e Supervisão de execução de obrigações de acordo de leniência. Experiência em gestão no setor público, em setores operacional, jurídico e de capacitação. Grande experiência em Direito Administrativo na área municipal. Consultor e auditor em municípios.
EDGAR GUIMARÃES

EDGAR GUIMARÃES

Advogado; Pós-Doutor em Direito pela Università del Salento (Itália). Doutor e Mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP; Bacharel em Ciências Econômicas pela FESP/PR. Professor no curso de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Escola Paranaense de Direito; Consultor Jurídico (aposentado) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná; 2º Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo; Membro do Instituto dos Advogados do Paraná. Árbitro da Câmara de Arbitragem e Mediação da FIEP/PR. Autor de livros e artigos jurídicos.
PAULO ALVES

PAULO ALVES

Servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça, titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal. Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito Administrativo Contemporâneo, Mestrando em Ciências Jurídicas (Master of Science in Legal Studies) com concentração em Riscos e Compliance pela Ambra University – Florida/EUA. Extensões em Auditoria Governamental, Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos pelo ISC/TCU e Tutoria e Docência pelo CEJ/CJF. Instrutor de capacitações em Gestão Pública, Governança, Gestão de Riscos e Auditoria Governamental. Professor de Direito Administrativo em instituições privadas de ensino. Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, e da Escola da Advocacia Geral da União – EAGU. Membro e Coordenador do Comitê de Governança das Contratações da Rede Governança Brasil – RGB e membro-fundador da Associação Latino-americana de Governança – ALAGOV. Experiência de uma década realizando auditorias por todo o Brasil. Professor de pós-graduação na Faculdade Amadeus, na Faculdade CERS e na Faculdade Baiana de Direito.
MARI BORTOLUZZI

MARI BORTOLUZZI

Formada em Administração Pública, servidora Pública Municipal há mais de 20 anos, diretora de Gestão Financeira no Município de Venâncio Aires – RS, coordenadora do processo de planejamento municipal, com larga experiência em gestão da qualidade como diretora e avaliadora do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.
GILMAR SILVA DE ANDRADE

GILMAR SILVA DE ANDRADE

Graduado e Mestre em Administração. Especialista em Organização e Planejamento, Recursos Humanos, Qualidade e Produtividade e Administração Pública. Professor da Escola de Gestão do Paraná da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Atualmente na Assessoria de Planejamento Estratégico do Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR. Professor de Pós-Graduação nos cursos de Gestão e Negócios das disciplinas de Gestão de Pessoas, Liderança e Mudança Organizacional. Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Paraná – ABRH-PR (Gestão 2025-2027) e Presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná – CRA-PR (Gestão 2025-2026).

Investimento

R$ 2.890,00. (inscrição individual)

Para mais participantes, solicite uma proposta.
Será disponibilizado material impresso e digital
e coffee break em todos os períodos do curso.

Data e Hora

19, 20 e 21 de Março de 2025
19/03/25 – 08h30 as 12h30
19/03/25 – 14h00 as 18h00
20/03/25 – 08h30 as 12h30
20/03/25 – 14h00 as 18h00
21/03/25 – 08h30 as 12h30

Local

Foz do Iguaçu – Paraná
JL Hotel by Bourbon – Av. Costa e Silva, 154
Centro, Foz do Iguaçu – PR, 85863-000

Sugestão de hotéis próximos:
– Hotel Viale Iguassu (ao lado do hotel JL) contato: (45) 3025-9880
– Safa Hotel Foz – contato: (45) 99957-3964
– Hotel Bella Itália – contato: (45) 3521-5000

Observações

Empenho:

Deverá ser feito em nome de IAGP INSTITUTO APLICADO EM GESTAO PÚBLICA LTDA 
CNPJ: 32.651.451/0001-85

Dados Bancários:

Banco 756 | Agência 4342 C/C n°. 29657-0

IAGP – Instituto Aplicado em Gestão Pública LTDA |

PIX: CNPJ 32.651.451/0001-85

O curso será confirmado em até 72 horas antes da data de realização do mesmo.

Caso não feche turma o curso poderá ser remarcado ou cancelado.

CONGRESSO NACIONAL DE SECRETÁRIOS, DIRETORES E GESTORES MUNICIPAIS

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Feedbacks dos Clientes

Veja o que nossos clientes estão falando

Oi pessoal, boa noite! Obrigada, obrigada, obrigada! Obrigada por se preocuparem com cada detalhe desse evento impecável. Saímos com uma bagagem de conhecimento técnico e muito além disso, com um tratamento humanizado que vocês nos proporcionaram.

Obrigada por expressarem tanto amor, zelo e carinho e demonstrarem isso nos mais sensíveis detalhes.

Deus os abençoe

E que possam impactar muitas vidas
@institutoagp e toda equipe vcs nos surpreendem a cada curso, no 4° Simpósio então foi espetacular, o acolhimento, carinho colocado em cada lembrança de cada participante, o show no final de quinta feira, foram dias de aprendizado e companheirismo que ficaram em nossa memória, tudo organizado com muito amor, agradecimentos a toda equipe, principalmente ao Eduardo e Michella pessoas especiais, Deus abençoe vcs
Vocês foram simplesmente demais. Superaram todas as expectativas, tanto no quesito qualidade do conteúdo apresentado (que foi excelente), quanto a forma com que fomos recebidos e tratados durante todo o curso. Vocês são diferenciados. Muito obrigada pelos mimos, por todo o carinho expressado a todo momento, e, claro, pelas maravilhosas aulas. Obrigada por tudo!!
Vcs são muito além de empresários, são pessoas especiais, que levam muito a sério quando o assunto é trazer pra nós profissionais de tamanha bagagem e conhecimento! Obrigada mais uma vez!
Boa noite! Não pude me despedir como queria, pois o motorista da prefeitura já estava nos esperando. Mas quero parabenizar pelo Seminário. Por cada detalhe, pelo capricho, carinho, atenção que nos foi dispensado nestes quatro dias! Voltei animada e reflexiva com tudo que nos foi repassado. Espero poder fazer mais cursos com vcs! Até breve!
Eu nem sei por onde começo elogiando-os, desde a recepção, o carinho com a gente até a escolha dos palestrantes. o coffee nem se fala!! nota mil!! foi maravilhoso!!
Eduardo e Michella o Simpósio foi maravilhoso.. foram dias de muito aprendizado, e muitas surpresas que ficarão na minha memória.. Vejo o @agpinstituto sim como uma empresa, mas que vai muito além disso, vcs são sempre muito atenciosos e carinhosos com todas as pessoas que participam com dos cursos.. isso é um diferencial, mexe com as nossas emoções, pois são tantos detalhes tão cuidadosamente pensados, que dá pra sentir o carinho em tudo que vcs nos ofertam e que vai além do conhecimento.. Gratidão 🙏🏻🫶🏻 #
Excelente minha experiência, nunca tinha participado e me surpreendi positivamente!!! Indiscutível o conteúdo e capacidade dos profissionais palestrantes! Muito insights que me ajudarão no meu trabalho na prefeitura.
Foi incrível Pra mim sempre é repleto de momentos onde agrego conhecimentos, tiro dúvidas, amplio os horizontes e ainda faço novas amizades. Por mais momentos como esses!
Bom dia! Foi uma experiência profissional e pessoal incrível, falo por mim e pelas meninas do Departamento. Estamos totalmente satisfeitas e felizes por ter escolhido o @agpintituto, tivemos uma experiência satisfatória da chegada até a saída. Os professores, os temas abordados, o momento de descontração, os cafés, o momento do encerramento, foi tudo incrível. Enriqueceu nosso conhecimento, nosso currículo e nossa alma! Nos sentimos acolhidas e amadas com o presente personalizado, é uma abordagem que faz com que nos sintamos em casa, mesmo estando longe. Já queremos o próximo! 🥰
Nossa experiência foi excelente! O evento foi extremamente proveitoso, oferecendo um aprendizado significativo com conteúdo relevante e aplicável à nossa realidade. Agradeço pela oportunidade de participar e pela calorosa recepção de toda a equipe. O evento foi fundamental para esclarecer muitas das dúvidas que eu tinha.
Boa tarde!!! Passo para agradecer a oportunidade de participar do curso… Que experiência, hein?! Foi fantástico! O conhecimento da professora é algo fora do comum! E o Eduardo nos recebeu com muito carinho e atenção! A oportunidade que vocês me deram foi algo valioso! Gratidão! 🙏🏼❤️
Mais uma vez, minha experiência foi FANTÁSTICA. Quanto conhecimento, quanta troca de experiências!!!! Foi ótimo Quero agradecer, de coração, por esta oportunidade Obrigada...obrigada....
Gostaria de agradecer pelo carinho e cuidado que tiveram conosco esses dias que passamos aí. De longe esse foi o melhor curso que já participei até hoje, tanto pelos professores quanto pela equipe de apoio. Espero ter mais oportunidades como essa. Pena que o tempo foi curto, mas o aprendizado foi muito.
Prezados, Gostaria de expressar minha gratidão pela oportunidade de participar do curso oferecido por essa instituição. O conhecimento adquirido foi de grande importância para minha carreira e para minha vida pessoal. Gostaria também de elogiar a qualidade do curso e dos profissionais envolvidos. A didática utilizada foi clara e objetiva, o que facilitou muito o aprendizado, e ainda, elogiá-los pelo local escolhido para ministração do curso, excelentes profissionais e instalações. Mais uma vez, muito obrigada pela oportunidade e pelo excelente trabalho realizado. Espero poder participar de outros cursos oferecidos por essa instituição.
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