Atuação Prática de Assistentes Sociais e Psicólogos na Educação Básica: Estratégias e Ferramentas
(Implementação da Lei 13.935/2019)
1. Fundamentos Teóricos e Práticos:
1.1. Breve contextualização da história e legislação do serviço social na educação.
1.2 Políticas públicas educacionais e sociais.
1.3 Direitos humanos e cidadania.
2. Interdisciplinaridade:
2.1 Trabalho em equipe multiprofissional.
2.2 Abordagens interdisciplinares no contexto escolar.
2.3 Estratégias de intervenção psicossocial.
3. Desenvolvimento Humano e Aprendizagem:
3.1 Breve contextualização de desenvolvimento infantil e adolescência.
3.2 O contexto social dos processos de aprendizagem e dificuldades escolares.
3.3 Saúde mental e bem-estar no ambiente escolar.
4. Metodologias de Intervenção:
4.1 Técnicas de atendimento individual e grupal.
4.2 Mediação de conflitos e promoção da convivência escolar.
4.3 Projetos e programas de apoio psicossocial.
Objetivo
Abordar o trabalho interdisciplinar de psicólogos e assistentes sociais na política de educação, por meio de metodologia teórico-prática, pautada nos princípios e parâmetros técnicos(orientações técnicas e legislação em vigor) e em uma visão ética, crítica e humanizada, bem como, dialogando e vivenciando, ferramentas e estratégias para a compreensão das relações de trabalho, respeitando suas particularidades, fortalecendo e qualificando a atuação em consonância com a Lei 13.935/2019, que estabelece a obrigatoriedade da presença de psicólogos e assistentes sociais na rede pública de educação básica no Brasil. Visando promover uma educação inclusiva e de qualidade, garantindo suporte psicossocial aos alunos.
PÚBLICO ALVO:
Assistentes Sociais e Psicólogos e demais interessados envolvidos.