Presencial

5º SIMPÓSIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Tema central: Inovação, Inteligência Artificial e Segurança Jurídica nas Contratações Públicas

 

24 DE SETEMBRO – ESTRATÉGIA E NOVOS CAMINHOS TECNOLÓGICOS

 

08h30 às 12h30 – Descomplicando os Instrumentos de Planejamento das Contratações, com ênfase no ETP e TR.

Prof Tatiana Camarão

1 – Estudo Técnico Preliminar – ETP
1.1 Principais elementos do ETP
1.2 Estudo de Solução e Interação com o Mercado
1.3 Hipóteses que o ETP é dispensado
1.4 Responsabilidade pela elaboração
1.4 Boas Práticas
1.5 Jurisprudência das Cortes de Contas sobre o tema

2 – Termo de Referência – TR
2.1 Responsabilidade pela elaboração e autorização do Termo de Referência;
2.2 Projeto Básico X Termo de Referência
2.3 Elementos do Termo de Referência
2.4 Cuidados na elaboração e pontos de atenção
2.5 Descrição do objeto: como descrever o bem e evitar especificações impróprias; esclarecimento sobre a indicação de marca e utilização da expressão “ou similar”;
2.6 Indicação de marca: situações nas quais o TR poderá indicar marca específica.
2.7 Cases: objetos mal definidos e impactos nas contratações
2.8 Decisões do TCU que podem auxiliar na descrição do objeto;
2.9Padronização e Pré-qualificação
2.10 Exigência de laudos e amostras
2.11 A Divisão em Lotes e a Formação de Grupos de Itens
2.12 Justificativa da Contratação;
2.13 Fundamentação, Modelo de Execução e Modelo de Gestão
2.14 Publicação do Documento
2.15 Jurisprudência das Cortes de Contas sobre o tema
2.16 Boas Práticas para evitar incorreções no TR.

14h00 às 18h00 – IA NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: A Inteligência Artificial como vetor de Eficiência do ETP à Gestão Contratual

Prof Abimael Torcate

Uma imersão prática nas ferramentas de IA que já estão mudando a forma de planejar, contratar e fiscalizar, com demonstrações reais e aplicabilidade imediata.

1 – Riscos e ações de controle na utilização de inteligência artificial, na área de compras públicas.
2 – Ferramentas de IA para uso na fase de planejamento e fase de gestão do contrato
3 – Elaboração de instrumentos de controle de primeira linha para a fase de planejamento
4 – Técnicas de interação com IA para elaboração do Estudo Técnico Preliminar
5 – Técnicas de interação com IA para elaboração da pesquisa de preços com IA
6 – Como utilizar IA na fase de gestão do contrato
6.1 – Elaboração e aplicação de IMR
6.2 – Elaboração de relatório mensal de gestão do contrato
6.4 – Elaboração de instrumentos de controle de primeira linha para a fase de gestão do contrato.

 

25 DE SETEMBRO – SEGURANÇA JURÍDICA E INOVAÇÃO NO CENTRO DAS CONTRATAÇÕES

 

08h30 às 12h30- PROCESSO ADMINISTRATIVO SANCIONADOR : Equilíbrio entre Eficiência e Garantias Legais

Prof  Christianne Stroppa

Ritos, limites e fundamentos do PAS na Lei 14.133 – como estruturar sem comprometer a segurança jurídica nem a efetividade punitiva.
1- Introdução ao Processo Administrativo Sancionador (PAS)
1.1 Conceito e finalidade do PAS.
1.2 Princípios constitucionais aplicáveis: legalidade, contraditório, ampla defesa, devido processo legal e eficiência.
1.3 Diferenças entre o PAS e outros processos administrativos.
2- Fundamentos Legais do PAS na Lei nº 14.133/2021
2.1 Infrações administrativas previstas na nova lei.
2.2 Sanções cabíveis: advertência, multa, impedimento de licitar e contratar, declaração de inidoneidade.
2.3 Procedimentos para aplicação das sanções.
2.4 Prazos prescricionais e possibilidade de revisão das sanções.
3- Ritos e Procedimentos do PAS
3.1 Etapas do processo sancionador: instauração, instrução, defesa, julgamento e recursos.
3.2 Designação de comissões e agentes responsáveis.
3.3 Importância da motivação e da documentação adequada.
3.4 Aplicação subsidiária da Lei nº 9.784/1999 e do Código de Processo Civil.
4- Equilíbrio entre Eficiência e Garantias Legais
4.1 Desafios na condução do PAS: evitar a impunidade sem comprometer direitos.
4.2 Boas práticas para assegurar a efetividade das sanções e a segurança jurídica.
5- Pontos Polêmicos do Processo Administrativo Sancionador (PAS)
5.1 Dupla sanção por mesma conduta: cumulação de sanções e vedação ao bis in idem.
5.2 Competência para aplicação de sanções: descentralização decisória, segregação de funções e segurança jurídica.
5.3 Necessidade de contraditório prévio à aplicação de penalidades mais brandas (ex: advertência).
5.4 Prescrição intercorrente e decadência: lacunas legais e aplicação subsidiária.
5.5 Aplicação da sanção de impedimento vs. inidoneidade: critérios objetivos e jurisprudência.
5.6 Registro e repercussão das sanções no PNCP: efeitos e desafios operacionais.

 

14h00 às 15h30 – Contratações Públicas Inteligentes: Governança, LGPD e a Lei 14.133 – Três pilares da modernização do setor público: boa gestão, proteção de dados e eficiência.

Prof. Rodrigo Pironti

1. Articulação entre a Lei 14.133 e a -LGPD alinhando legalidade, eficiência e proteção de dados.
2. Governança, avaliação de riscos, controles internos como elementos obrigatórios da nova modelagem contratual.
3.Promoção da integridade e o incentivo a práticas preventivas contra fraudes, desperdícios e desvios nas contratações públicas.
4.Adequação a LGPD, trataremos do respeito a privacidade como critério técnico e legal tanto na licitação quanto na execução do contrato.
5. Atendimento ao interesse público, assegurar procedimentos menos burocráticos e mais estratégicos.

16h00 as 17h30 – CREDENCIAMENTO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS aspectos práticos e controvertidos

Prof. Edgar Guimarães

1. Credenciamento
1.1. É possível instituir um Credenciamento sem regulamentação?
1.2. O Credenciamento demanda uma fase preparatória?
1.3. Quais as hipóteses previstas em lei?
1.4. Quais são as regras não previstas em lei, mas necessárias para o Credenciamento?
1.5. Qual o prazo de vigência de um Credenciamento?
1.6. Instituído o Credenciamento, é necessário celebrar contratos com os Credenciados?

2. Sistema de registro de preços SRP
2.1. Ata de registro de preços substitui o contrato?
2.2. É possível alterar qualitativamente uma ata de registro de preços?
2.3. É possível reajustar, repactuar ou reequilibrar o preço registrado na ata?
2.4. Por ocasião da prorrogação da ata, é possível renovar quantitativos já consumidos?
2.5. Um Município pode aderir a uma ata de registro de preços de um Estado?

 

17h30 às 18h30 – PINGA-FOGO: Respostas Claras para Dúvidas Complexas


Com os Professores: Lindineide Cardoso, Christianne Stroppa, Edgar Guimarães e Rodrigo Pironti


Painel dinâmico com perguntas do público e respostas ao vivo dos maiores especialistas do país.

 

26 de setembro – ENCERRAMENTO DE ALTO IMPACTO

08h30 às 12h00. Os 3 R’s das Contratações Públicas: Reajuste, Revisão e Repactuação – Entenda, Diferencie e Aplique com Segurança

Prof. Lindineide Cardoso

1. Manutenção do equilíbrio – direito constitucional;
2. Proposta econômico-financeira do contrato;
3. Reajuste: era pra ser simples!
3.1 Faça o reajuste com sentido amplo.
3.2 Do reajuste em sentido estrito e da repactuação;
4. Repactuação: regras da nova lei e como proceder na prática;
5. Revisão – novos tempos, novo olhar;
6. Instrumentos que consolidam o reequilíbrio;
7. Estudos de caso.

 

 

Professores

ABIMAEL TORCATE DE SOUZA

Analista Administrativo na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH; – Membro do Setor de Governança e Estratégia do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH; – Professor e escritor da área de logística pública; – Pós-graduado em Gestão de Hospitais Universitários Federais, pelo Hospital Sírio Libanês; – Pós-graduado em Licitações e contratos (CERS); – Certificação Black Belt em Lean Six Sigma; – Administrador e editor do perfil @euteajudoalicitar (Instagram).

CHRISTIANNE STROPPA

Professora Doutora e Mestre pela PUC/SP. Especialista em Auditoria e Inovação no Setor Público. Ex-Assessora de Gabinete no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Advogada e consultora em Licitações e Contratos Administrativos. Membro associado do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), do Instituto de Direito Administrativo Paulista (IDAP), do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), do Instituto Nacional de Contratação Pública (INCP) e do Membro associado do Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro (IDASAN). Professora convidada das pós-graduações em licitações e contratos da Coordenadoria Geral de Especialização (COGEAE) da PUC/SP, da PUC/PR, da Escola Mineira de Direito (EMD), da Faculdade Polis Civitas – Curitiba/PR, da Faculdade Baiana de Direito e do Complexo de Ensino Renato Saraiva Ltda. – Faculdade CERS. Autora de diversos artigos e palestrante na área da contratação pública.
EDGAR GUIMARÃES

EDGAR GUIMARÃES

Advogado; Pós-Doutor em Direito pela Università del Salento (Itália). Doutor e Mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP; Bacharel em Ciências Econômicas pela FESP/PR. Professor no curso de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Escola Paranaense de Direito; Consultor Jurídico (aposentado) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná; 2º Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo; Membro do Instituto dos Advogados do Paraná. Árbitro da Câmara de Arbitragem e Mediação da FIEP/PR. Autor de livros e artigos jurídicos.

LINDINEIDE CARDOSO

Especialista em Licitações e Contratos. Especialista em Direito Processual Civil com habilitação para o ensino superior. Larga experiência em Direito Público e Administrativo. Servidora Pública há mais de 20 anos. Atuou como Técnica em Desenvolvimento Regional em Empresa Pública Federal (2000 a 2005). Servidora Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), atualmente cedida para o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas onde atuou como Chefe da Seção de Gestão de Contratos. Experiência como Chefe de Cartório Eleitoral. Experiência em Gestão e Fiscalização de Contratos Públicos. Experiência em treinamento e capacitação de mesários e de Juntas Eleitorais. Coordenadora de Equipes de Planejamento de Contratações. Instrutora em Licitações e Contratos. Escritora. Palestrante. Idealizadora do perfil no Instagram @o_xdagestao onde compartilha conhecimento sobre Gestão e Fiscalização de Contratos Públicos.

RODRIGO PIRONTI

Advogado. Pós-doutor em Direito pela Universidad Complutense de Madrid. Doutor em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Certificado em Compliance pela Fipecafi-SP. Certificado em Gestão de Riscos pela QSP Summit. Professor da Graduação e da Especialização da Universidade Positivo – UP. Ex-Procurador Geral do Município de Pinhais. Presidente da Comissão de Direito de Infra-estrutura e estudo das Concessões Públicas da OAB/PR. Conselheiro Estadual da OAB-PR Gestão 2010-2012 e Gestão 2013-2015. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná IAP. Membro fundador do IBEFP – Instituto Brasileiro de Função Pública. Membro fundador do EADA – Instituto de Estudios Avanzados en Derecho Administrativo. Membro do Instituto de Jovens Juristas Ibero-americanos, membro do Instituto Paranaense de Direito Administrativo IPDA. Vencedor do Prêmio Iberoamericano de Direito Administrativo/Contratual. Vice-presidente do Foro Mundial de Jóvenes Administrativistas. Professor convidado da Universidade de La Plata ARGENTINA, professor convidado da Universidade de San Nicolas de Hidalgo e da Universidade Tecnológica de Monterrey MÉXICO. Professor convidado da Escola de Gestão Pública Gallega e da Universidade Complutense de Madrid ESPANHA. Professor convidado do Centro Studi Giuridici Latinoamericani ITÁLIA. Professor de graduação e pós-graduação da Universidade Positivo. Professor da Escola Superior de Advocacia – ESA. Autor das Obras: Processo Administrativo e Controle da Atividade Regulatória (Ed. Fórum) e Sistema de Controle Interno: uma perspectiva do modelo de gestão pública gerencial (3ª edição. Ed. Fórum). Parecerista. Sócio fundador do escritório Pironti Advogados.

TATIANA CAMARÃO

Mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1997). Diretora de Relações Institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA. Professora da Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Palestrante e instrutora de cursos de capacitação. Autora de diversas obras como: Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Volume 1 e 2; Termo de referência: O impacto da especificação do objeto e do termo de referência na eficácia das licitações e contratos; Processo Administrativo. Comentários À Lei número 9.784/1999; Licitações e contratos – aspectos relevantes.

Investimento

R$ 2.990,00 inscrição PRESENCIAL individual.
Para Inscrição com Empenho até dia 11/07 valor de R$ 2.490,00 por participante

R$ 2.490,00 inscrição ONLINE individual.
Para Inscrição com Empenho até dia 11/07 valor de R$ 2.190,00 por participante

Será disponibilizado material impresso e digital e coffee break em todos os períodos do curso.

Data e Hora

24, 25 e 26 de Setembro
24/09/25 – 08h30 as 12h30
24/09/25 – 14h00 as 18h00
25/09/25 – 08h30 as 12h30
25/09/25 – 14h00 as 18h30
26/09/25 – 08h30 as 12h00

Carga Horária: 20h/aula

Local

Foz do Iguaçu – Paraná
Grand Carimã Resort & Convention Center
Av. das Cataratas, 4790 – Vila Carimã, Foz do Iguaçu – PR, 85851-300

Observações

Público Alvo

Servidores que atuam com Licitações e Contratos Administrativos, servidores das áreas demandantes. Agentes de Contratação, equipes de apoio, Pregoeiros, Advogados, Assessores e procuradores jurídicos, controle interno, secretários de pastas. Servidores que trabalham diretamente e indiretamente com as contratações públicas nas esferas municipal, estadual e federal.

Empenho:

Deverá ser feito em nome de IAGP INSTITUTO APLICADO EM GESTAO PÚBLICA LTDA 
CNPJ: 32.651.451/0001-85
contato@institutoagp.com.br

Dados Bancários:

Banco 756 | Agência 4342 C/C n°. 29657-0

IAGP – Instituto Aplicado em Gestão Pública LTDA |

PIX: CNPJ 32.651.451/0001-85

O curso será confirmado em até 72 horas antes da data de realização do mesmo.

Caso não feche turma o curso poderá ser remarcado ou cancelado.

5º SIMPÓSIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Feedbacks dos Clientes

Veja o que nossos clientes estão falando

Oi pessoal, boa noite! Obrigada, obrigada, obrigada! Obrigada por se preocuparem com cada detalhe desse evento impecável. Saímos com uma bagagem de conhecimento técnico e muito além disso, com um tratamento humanizado que vocês nos proporcionaram.

Obrigada por expressarem tanto amor, zelo e carinho e demonstrarem isso nos mais sensíveis detalhes.

Deus os abençoe

E que possam impactar muitas vidas
@institutoagp e toda equipe vcs nos surpreendem a cada curso, no 4° Simpósio então foi espetacular, o acolhimento, carinho colocado em cada lembrança de cada participante, o show no final de quinta feira, foram dias de aprendizado e companheirismo que ficaram em nossa memória, tudo organizado com muito amor, agradecimentos a toda equipe, principalmente ao Eduardo e Michella pessoas especiais, Deus abençoe vcs
Vocês foram simplesmente demais. Superaram todas as expectativas, tanto no quesito qualidade do conteúdo apresentado (que foi excelente), quanto a forma com que fomos recebidos e tratados durante todo o curso. Vocês são diferenciados. Muito obrigada pelos mimos, por todo o carinho expressado a todo momento, e, claro, pelas maravilhosas aulas. Obrigada por tudo!!
Vcs são muito além de empresários, são pessoas especiais, que levam muito a sério quando o assunto é trazer pra nós profissionais de tamanha bagagem e conhecimento! Obrigada mais uma vez!
Boa noite! Não pude me despedir como queria, pois o motorista da prefeitura já estava nos esperando. Mas quero parabenizar pelo Seminário. Por cada detalhe, pelo capricho, carinho, atenção que nos foi dispensado nestes quatro dias! Voltei animada e reflexiva com tudo que nos foi repassado. Espero poder fazer mais cursos com vcs! Até breve!
Eu nem sei por onde começo elogiando-os, desde a recepção, o carinho com a gente até a escolha dos palestrantes. o coffee nem se fala!! nota mil!! foi maravilhoso!!
Eduardo e Michella o Simpósio foi maravilhoso.. foram dias de muito aprendizado, e muitas surpresas que ficarão na minha memória.. Vejo o @agpinstituto sim como uma empresa, mas que vai muito além disso, vcs são sempre muito atenciosos e carinhosos com todas as pessoas que participam com dos cursos.. isso é um diferencial, mexe com as nossas emoções, pois são tantos detalhes tão cuidadosamente pensados, que dá pra sentir o carinho em tudo que vcs nos ofertam e que vai além do conhecimento.. Gratidão 🙏🏻🫶🏻 #
Excelente minha experiência, nunca tinha participado e me surpreendi positivamente!!! Indiscutível o conteúdo e capacidade dos profissionais palestrantes! Muito insights que me ajudarão no meu trabalho na prefeitura.
Foi incrível Pra mim sempre é repleto de momentos onde agrego conhecimentos, tiro dúvidas, amplio os horizontes e ainda faço novas amizades. Por mais momentos como esses!
Bom dia! Foi uma experiência profissional e pessoal incrível, falo por mim e pelas meninas do Departamento. Estamos totalmente satisfeitas e felizes por ter escolhido o @agpintituto, tivemos uma experiência satisfatória da chegada até a saída. Os professores, os temas abordados, o momento de descontração, os cafés, o momento do encerramento, foi tudo incrível. Enriqueceu nosso conhecimento, nosso currículo e nossa alma! Nos sentimos acolhidas e amadas com o presente personalizado, é uma abordagem que faz com que nos sintamos em casa, mesmo estando longe. Já queremos o próximo! 🥰
Nossa experiência foi excelente! O evento foi extremamente proveitoso, oferecendo um aprendizado significativo com conteúdo relevante e aplicável à nossa realidade. Agradeço pela oportunidade de participar e pela calorosa recepção de toda a equipe. O evento foi fundamental para esclarecer muitas das dúvidas que eu tinha.
Boa tarde!!! Passo para agradecer a oportunidade de participar do curso… Que experiência, hein?! Foi fantástico! O conhecimento da professora é algo fora do comum! E o Eduardo nos recebeu com muito carinho e atenção! A oportunidade que vocês me deram foi algo valioso! Gratidão! 🙏🏼❤️
Mais uma vez, minha experiência foi FANTÁSTICA. Quanto conhecimento, quanta troca de experiências!!!! Foi ótimo Quero agradecer, de coração, por esta oportunidade Obrigada...obrigada....
Gostaria de agradecer pelo carinho e cuidado que tiveram conosco esses dias que passamos aí. De longe esse foi o melhor curso que já participei até hoje, tanto pelos professores quanto pela equipe de apoio. Espero ter mais oportunidades como essa. Pena que o tempo foi curto, mas o aprendizado foi muito.
Prezados, Gostaria de expressar minha gratidão pela oportunidade de participar do curso oferecido por essa instituição. O conhecimento adquirido foi de grande importância para minha carreira e para minha vida pessoal. Gostaria também de elogiar a qualidade do curso e dos profissionais envolvidos. A didática utilizada foi clara e objetiva, o que facilitou muito o aprendizado, e ainda, elogiá-los pelo local escolhido para ministração do curso, excelentes profissionais e instalações. Mais uma vez, muito obrigada pela oportunidade e pelo excelente trabalho realizado. Espero poder participar de outros cursos oferecidos por essa instituição.