Presencial

2° CONFERÊNCIA DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

09/04/2025 – QUARTA-FEIRA                                                                        

08h30. O PAPEL DE GESTORES E FISCAIS – DO PLANEJAMENTO À EXECUÇÃO – O QUE PRECISAMOS ALINHAR?

 Prof. Tatiana Camarão

  1. impactos dos documentos preparatórios da licitação (termo de referência) para o êxito da contratação
  2. A necessidade de estabelecer a matriz de responsabilidade e definir as funções do gestor e fiscal de contratos
  3. perfil do gestor e fiscal de contratos, quem pode assumir essa função e dúvidas frequentes no exercício dessas atribuições
  4. Melhores práticas a serem adotadas pelo gestor e fiscal de contratos.

14h. OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

Prof. André Kuhn

1. Introdução – os objetivos das partes nas contratações de obras e serviços de engenharia;

2. Conceituação de sobrepreço e superfaturamento;

3. Capacidade técnica – novas condições de habilitação que contribuem para a boa gestão contratual;

4. A definição do escopo do contrato – quais as diferenças entre anteprojeto, projeto básico e projeto executivo;

5. Peculiaridades das contratações integrada e semi-integrada, e suas diferenças em relação aos outros regimes de execução;

6. A matriz de riscos – a importância das contribuições da fiscalização para uma boa gestão de riscos contratuais;

7. Prazos fixados para análise de pleitos contratuais;

8. A responsabilidade técnica da fiscalização na análise de projetos contratados;

9. Reajuste em obras: data base e quantificação dos valores devidos – quais os índices adequados e como deve ser calculado e pago;

10. O que é transfiguração do objeto;

11. Parcela compensatório negativa em aditivos contratuais – quando aplicar e qual argumentação deve ser adotada perante o contratado;

12. Novos procedimentos em casos de paralisação de obras pela Administração;

13. O pagamento de parcelas incontroversas nas medições;

14. A possibilidade de antecipação de pagamento em obras – quando é vantajoso e como justificar;

15. Nulidade contratual e a análise do interesse público.

10/04/2025 – QUINTA-FEIRA                                                                         

08h30. Contratos na Saúde e Educação: Uso de Recursos Federais, Discricionariedade e Limites na Gestão Municipal (serviços médicos, transporte escolar, merenda e medicamentos)

Prof. Eliana Viana

1 – Fundamentos Legais e Normativos na utilização dos Recursos Federais Vinculados, aspectos legais, controle e fiscalização;

1.1As fontes de financiamento e as transferências obrigatórias e voluntárias, seus aspectos legais e o papel dos órgãos de controle;

2 – Discricionariedade e Limites na Gestão Contratual

2.1 Os limites da discricionariedade para garantir eficiência e evitar desvio de finalidade no cumprimento das exigências específicas dos programas federais com foco nas prestações de contas, relatórios financeiros e as consequências para os gestores no uso inadequado dos recursos financeiros;

3- Estudos de Caso e Boas Práticas

3.1 Uma abordagem da utilização prática dos recursos, os problemas encontrados em auditorias e a importância do envolvimento dos Conselhos Municipais de Saúde e Educação na fiscalização da gestão destes recursos.

14H. (REEQUILIBRIO ECONÔMICO FINANCEIRO DOS CONTRATOS (REAJUSTE, REPACTUAÇÃO E REVISÃO): OS TRÊS “ERRES” PARA VOCÊ NUNCA MAIS ESQUECER)

Prof. Lindineide Cardoso

1. Manutenção do equil[ibrio – direito constitucional;

2. O que é a equação econômico-financeira do contrato;

3. Reajuste: era pra ser simples! 3.1 Do reajuste em sentido amplo. 3.2 Do reajuste em sentido estrito e da repactuação;

4. Repactuação: regras da nova lei e como proceder na prática;

5. Revisão – novos tempos, novo olhar;

6. Instrumentos que consolidam o reequilíbrio;

7. Estudos de casos.

11/04/2025 – SEXTA-FEIRA                                                                           

11/04 – INFRAÇÕES E SANÇÕES ADMINISTRATIVAS – APURAÇÃO, INSTRUÇÃO E A EFETIVA APLICABILIDADE

Prof. Luciano Reis –

1. O que é infração e o que é sanção?

2. Competência para instaurar, instruir e aplicar sanção?

2.1 Casos de competência delegada e avocada

2.2 Teoria do juiz natural

2.3 Motivação per relationen e a jurisprudência

3. Características da Comissão de Processo Administrativo Sancionador

4. Sanções: conceitos, características, diferenças e prazos.

Professores

TATIANA CAMARÃO

Mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1997). Diretora de Relações Institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA. Professora da Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Palestrante e instrutora de cursos de capacitação. Autora de diversas obras como: Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Volume 1 e 2; Termo de referência: O impacto da especificação do objeto e do termo de referência na eficácia das licitações e contratos; Processo Administrativo. Comentários À Lei número 9.784/1999; Licitações e contratos – aspectos relevantes.

ANDRÉ KUHN

Profissional certificado por Notório Saber em Engenharia de Custos pelo International Cost Engineering Council – ICEC. Mestre em Engenharia Civil na Universidade Federal Fluminense (UFF); Graduado em Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), no Instituto Militar de Engenharia (IME). Palestrante em cursos e seminários sobre Licitações e Contratos de Obras Públicas; Professor nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Custos; Gestão em Construção Civil e Gerenciamento de Projetos do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC); professor no curso de MBA em Gestão Executiva (Ibmec); autor do livro: Qualidade e Licitação de Obras Públicas: uma Análise Crítica, Editora Appris; nomeado em 2011, a convite do Diretor Geral, para exercer cargo em comissão no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, como Coordenador Geral de Desenvolvimento e Projetos – CGDESP; também no DNIT nomeado Presidente da Comissão Especial de Licitações das obras do CREMA-II, pelo Regime Diferenciado de Contratação – RDC. Secretário de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público Federal de 2014 a 2019. Diretor Executivo do DNIT e Presidente do Conselho de Administração da Valec de 2019 a 2020. Coordenador do Comitê de Estatais da Rede Governança Brasil e Diretor Presidente da Valec de 2020 a 2022

ELIANA VIANA

Advogada e gerente do setor de compras do hospital RISOLETA TOLENTINO NEVES – FUNDEP. Assessora técnica da procuradoria jurídica do município – Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo/MG. Professora e instrutora de cursos na área da saúde.

LINDINEIDE CARDOSO

Especialista em Licitações e Contratos. Especialista em Direito Processual Civil com habilitação para o ensino superior. Larga experiência em Direito Público e Administrativo. Servidora Pública há mais de 20 anos. Atuou como Técnica em Desenvolvimento Regional em Empresa Pública Federal (2000 a 2005). Servidora Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), atualmente cedida para o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas onde atuou como Chefe da Seção de Gestão de Contratos. Experiência como Chefe de Cartório Eleitoral. Experiência em Gestão e Fiscalização de Contratos Públicos. Experiência em treinamento e capacitação de mesários e de Juntas Eleitorais. Coordenadora de Equipes de Planejamento de Contratações. Instrutora em Licitações e Contratos. Escritora. Palestrante. Idealizadora do perfil no Instagram @o_xdagestao onde compartilha conhecimento sobre Gestão e Fiscalização de Contratos Públicos.

LUCIANO REIS

Advogado. Doutor e Mestre em Direito Econômico pela – PUCPR. Doutor em Direito Administrativo na Universitat Rovira i Virgili – Espanha. Especialista em Direito Administrativo e em Processo Civil. Professor de Direito Administrativo. Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa Compras Públicas Inovadoras, Professor da Pós-Graduação, Coordenador da Pós-Graduação em Licitações e Contratos da, Professor da Pós-Graduação em Direito Administrativo Disciplinar no NPSPP. Autor dos livros “Convênio Administrativo: instrumento jurídico eficiente para o fomento e desenvolvimento do Estado”. “Licitações e Contratos: Um Guia da Jurisprudência”, “Licitações e Contratos: Cases e Orientações Objetivas” e “CON – Coletânea de Legislação”. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo.

Investimento

R$ 2.890,00. (inscrição individual)

Para mais participantes, solicite uma proposta.
Será disponibilizado material impresso e digital
e coffee break em todos os períodos do curso.

Data e Hora

09, 10 e 11 de Abril de 2025
09/06/25 – 08h30 as 12h00
09/06/25 – 14h00 as 18h00
10/06/25 – 08h30 as 12h30
10/06/25 – 14h00 as 18h00
11/06/25 – 08h30 as 12h30

Local

Foz do Iguaçu – Paraná
JL Hotel by Bourbon
Avenida Costa e Silva, 154 – Centro
Foz do Iguaçu – PR, 85863-000

Observações

Empenho:

Deverá ser feito em nome de IAGP INSTITUTO APLICADO EM GESTAO PÚBLICA LTDA 
CNPJ: 32.651.451/0001-85

Dados Bancários:

Banco 756 | Agência 4342 C/C n°. 29657-0

IAGP – Instituto Aplicado em Gestão Pública LTDA |

PIX: CNPJ 32.651.451/0001-85

O curso será confirmado em até 72 horas antes da data de realização do mesmo.

Caso não feche turma o curso poderá ser remarcado ou cancelado.

2° CONFERÊNCIA DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Feedbacks dos Clientes

Veja o que nossos clientes estão falando

Oi pessoal, boa noite! Obrigada, obrigada, obrigada! Obrigada por se preocuparem com cada detalhe desse evento impecável. Saímos com uma bagagem de conhecimento técnico e muito além disso, com um tratamento humanizado que vocês nos proporcionaram.

Obrigada por expressarem tanto amor, zelo e carinho e demonstrarem isso nos mais sensíveis detalhes.

Deus os abençoe

E que possam impactar muitas vidas
@institutoagp e toda equipe vcs nos surpreendem a cada curso, no 4° Simpósio então foi espetacular, o acolhimento, carinho colocado em cada lembrança de cada participante, o show no final de quinta feira, foram dias de aprendizado e companheirismo que ficaram em nossa memória, tudo organizado com muito amor, agradecimentos a toda equipe, principalmente ao Eduardo e Michella pessoas especiais, Deus abençoe vcs
Vocês foram simplesmente demais. Superaram todas as expectativas, tanto no quesito qualidade do conteúdo apresentado (que foi excelente), quanto a forma com que fomos recebidos e tratados durante todo o curso. Vocês são diferenciados. Muito obrigada pelos mimos, por todo o carinho expressado a todo momento, e, claro, pelas maravilhosas aulas. Obrigada por tudo!!
Vcs são muito além de empresários, são pessoas especiais, que levam muito a sério quando o assunto é trazer pra nós profissionais de tamanha bagagem e conhecimento! Obrigada mais uma vez!
Boa noite! Não pude me despedir como queria, pois o motorista da prefeitura já estava nos esperando. Mas quero parabenizar pelo Seminário. Por cada detalhe, pelo capricho, carinho, atenção que nos foi dispensado nestes quatro dias! Voltei animada e reflexiva com tudo que nos foi repassado. Espero poder fazer mais cursos com vcs! Até breve!
Eu nem sei por onde começo elogiando-os, desde a recepção, o carinho com a gente até a escolha dos palestrantes. o coffee nem se fala!! nota mil!! foi maravilhoso!!
Eduardo e Michella o Simpósio foi maravilhoso.. foram dias de muito aprendizado, e muitas surpresas que ficarão na minha memória.. Vejo o @agpinstituto sim como uma empresa, mas que vai muito além disso, vcs são sempre muito atenciosos e carinhosos com todas as pessoas que participam com dos cursos.. isso é um diferencial, mexe com as nossas emoções, pois são tantos detalhes tão cuidadosamente pensados, que dá pra sentir o carinho em tudo que vcs nos ofertam e que vai além do conhecimento.. Gratidão 🙏🏻🫶🏻 #
Excelente minha experiência, nunca tinha participado e me surpreendi positivamente!!! Indiscutível o conteúdo e capacidade dos profissionais palestrantes! Muito insights que me ajudarão no meu trabalho na prefeitura.
Foi incrível Pra mim sempre é repleto de momentos onde agrego conhecimentos, tiro dúvidas, amplio os horizontes e ainda faço novas amizades. Por mais momentos como esses!
Bom dia! Foi uma experiência profissional e pessoal incrível, falo por mim e pelas meninas do Departamento. Estamos totalmente satisfeitas e felizes por ter escolhido o @agpintituto, tivemos uma experiência satisfatória da chegada até a saída. Os professores, os temas abordados, o momento de descontração, os cafés, o momento do encerramento, foi tudo incrível. Enriqueceu nosso conhecimento, nosso currículo e nossa alma! Nos sentimos acolhidas e amadas com o presente personalizado, é uma abordagem que faz com que nos sintamos em casa, mesmo estando longe. Já queremos o próximo! 🥰
Nossa experiência foi excelente! O evento foi extremamente proveitoso, oferecendo um aprendizado significativo com conteúdo relevante e aplicável à nossa realidade. Agradeço pela oportunidade de participar e pela calorosa recepção de toda a equipe. O evento foi fundamental para esclarecer muitas das dúvidas que eu tinha.
Boa tarde!!! Passo para agradecer a oportunidade de participar do curso… Que experiência, hein?! Foi fantástico! O conhecimento da professora é algo fora do comum! E o Eduardo nos recebeu com muito carinho e atenção! A oportunidade que vocês me deram foi algo valioso! Gratidão! 🙏🏼❤️
Mais uma vez, minha experiência foi FANTÁSTICA. Quanto conhecimento, quanta troca de experiências!!!! Foi ótimo Quero agradecer, de coração, por esta oportunidade Obrigada...obrigada....
Gostaria de agradecer pelo carinho e cuidado que tiveram conosco esses dias que passamos aí. De longe esse foi o melhor curso que já participei até hoje, tanto pelos professores quanto pela equipe de apoio. Espero ter mais oportunidades como essa. Pena que o tempo foi curto, mas o aprendizado foi muito.
Prezados, Gostaria de expressar minha gratidão pela oportunidade de participar do curso oferecido por essa instituição. O conhecimento adquirido foi de grande importância para minha carreira e para minha vida pessoal. Gostaria também de elogiar a qualidade do curso e dos profissionais envolvidos. A didática utilizada foi clara e objetiva, o que facilitou muito o aprendizado, e ainda, elogiá-los pelo local escolhido para ministração do curso, excelentes profissionais e instalações. Mais uma vez, muito obrigada pela oportunidade e pelo excelente trabalho realizado. Espero poder participar de outros cursos oferecidos por essa instituição.
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